Design Thinking

Image Description
Glauco Munsberg Maio 25, 2021
Compartilhar:

Compartilho com vocês mais um momento em que pode compartilhar o meu conhecimento do ambiente de inovação. Realizei a oficina de Design Thinking com mais de 30 pessoas com um único propósito: ajudar os negócios dos participantes a criar produtos e serviços com a real necessidade do #cliente. Durante todo o dia exploramos o pensamento #critico e #criativo, mas os resultados perpetuarão por muitos ciclos dos negócios!

O Design Thinking

Afinal o que é o Design Thinking? Ela é uma metodologia utilizada para criar/projetar produtos e serviços de acordo com as reais necessidade dos clientes. A partir da percepção do cliente e usuário, ela é cada vez mais utilizada por empresas e startups que desejam aperfeiçoar seus serviços de forma simples, ágil e de forma planejada, uma vez que ela aproveita características de um designer — como sua forma de pensamento, potencial criativo e empatia — em todo o negócio e não apenas na criação de uma interface para o produto.

Image Description

A prática do Design Thinking (DT) no Pelotas Parque Tecnológico (PPT) contou com todas as etapas em um único dia: Empatizar, Definir, Idear e Prototipar. Durante toda a manhã realizamos as duas primeiras etapas, e as suas seguintes durante a tarde. Já a etapa de teste vamos realizar na próxima semana. Participaram desta oficinal 35 pessoas representando 20 empresas que buscavam a DT para resolver problemas com a criatividade.

Etapas do Design Thinking

Veja como foram as etapas do DT aplicado nesta oficina realizada no PPT.

A primeira etapa - Empatizar - estimulei os participantes a ter uma maior percepções do usuário/cliente e do objetivo que eles buscavam soluções junto ao DT. A partir destas percepções, aplicamos uma matriz CSD (Certezas, Suposições e Dúvidas) e buscaremos identificar uma persona, do problema, através de uma Mapa de Empatia.

A segunda etapa - Definir - objetivamos a definição do problema a ser resolvido e a sua validação com a persona criada na atividade anterior.

A terceira etapa - Idear - incluiu a aplicação de técnicas de brainstorm e definição de soluções para o problema identificado. Esta etapa foi finalizada com uma apresentação das soluções encontradas pelos participantes para promover uma maior interação entre as empresas e startups.

A quarta etapa - Prototipar - visou oportunizar uma construção da ideia, por meio da atividade Crazy 8's e de um refino da proposta que as equipes encontraram até este momento.

A quinta etapa - Testar - estimulamos testes para os protótipos e retorno após uma semana para mensurar os resultados obtidos.

Image Description

Obrigado ao PPT, Sebrae e BRDE pela oportunidade de realizar esta grande oficina. Parabéns a todos os participantes pela oportunidade de empatizar e testar novas #inovações, no seus negócios, com a perspetiva que o #designthinking proporciona.

Leia no Pelotas Parque Tecnológico

Siga e acompanhe também no Medium, LinkedIn e Instagram.

Compartilhar:
Image Description
Escrito por

Glauco Munsberg

Cientista de dados, apaixanado por inovação e tecnologia.

Mestre em Inteligência Artificial/UFPel.