O projeto Mapping Graffiti from Google Street View Data

Imagine se fosse possível usar o Street View como a maior galeria de graffiti que você já conheceu… Este é nosso objeto! Vamos usar Deep Learning para encontrar os mais diferentes graffitis, catalogá-los e criar uma galeria para que todos possam navegar pelas cidades e encontrar seu estilo favorito de graffiti, stencil, lambe-lambe entre outros. Queremos permitir que qualquer pessoa possa encontrar um crew (grupo) específico pelas diversas cidades e também identificar grandes artistas da pixação.

Um famoso Stencil em uma parede de Georgetown, Penang. Autor dmitrisphotos Flickr
Um famoso Stencil em uma parede de Georgetown, Penang. Autor dmitrisphotos Flickr

A street art ou arte de rua nos trás inúmeros desafios para a computação como em como identificar estas artes pelas ruas e paredes das cidades. Sendo que muitas vezes estas artes, pixações e graffitis estão em locais de difícil acesso, parcialmente ocultos ou confunde-se com o ambiente. Bem diferente de um quarto ou grande outdoor que tem sua forma e bordas bem definidas. Para isso o grupo de pesquisa em Inteligência Artificial DataLab/UFPel investe na iniciativa de usar o Google Street View para ensinar a uma IA a identificar nas imagens onde estão estão estas graffitis de diferentes estilos.

O projeto é liderado pelo Pesquisador/Professor Ricardo Araújo Matsumura e tenho a felicidade de estar entrando no mestrado com objetivo de solucionar esse questionamento e através da minha inquietude gerar uma solução, junto aos demais colegas, que tornem nosso objetivo como pesquisa realidade.

Gostou? Quer saber mais? Leia mais sobre o projeto neste PDF Google Research Awards Proposal.

Compartilhe com seus amigos!

1 Comments

  1. Jéssica Rodrigues da Silva May 15, 2017 - 11:22 PM

    Glauco, tudo bem? Muito interessante o projeto de vocês. Parabéns. Já tiraram do papel? Irei submeter minha proposta para o Google Research esse ano. Tem alguma dica para me dar de como ser aprovado? Vocês entraram em contato com alguém do Google antes de submeter a proposta? Obrigada!

    Reply

Leave a Reply